Início » Postagens » Prêmio Literacidade Prosa 2015 Contos

Prêmio Literacidade Prosa 2015 Contos

plc

Prêmio LiteraCidade – 2016 – Prosa – Contos – Tema livre
Inscrições até dia 20 de novembro de 2015 – Via email

(((( Inscrições prorrogadas até o dia 20 de Fevereiro de 2016. ))))

Categorias (inscrições gratuitas para todas as categorias):
1 – Livro completo de contos;
2 – Contos longos (novela);
3 – Contos avulsos ;
4 – Contos breves.

Diretrizes

[autores que se inscreveram anteriormente efetuando pagamento de taxa terão o valor devolvido após o resultado]

1 – Podem participar autores que escrevem em língua portuguesa, residentes em quaisquer país de língua portuguesa ou não, devendo enviar contos sob pseudônimo.

2 – Para as categorias “livro de contos completo”, o candidato deverá enviar entre 40 e 80 páginas contendo contos em prosa (inéditos ou não), desde que ainda não publicados como livro ou premiados como livro em outro certame. Não importando aqui a quantidade de contos. O livro pode ser todo de mini-contos, por exemplo.

3 – Para a categoria “conto longo”, os candidatos poderão enviar no máximo 02 (dois) contos longos com no máximo 50000 (cinquenta mil) caracteres sem espaço, cada conto. Para esta categoria exige-se ineditismo, não publicação sob qualquer meio (exceto feed do facebook).

4 – Para as categorias “contos avulsos”, os candidatos poderão enviar de 01 a 05 contos com no máximo 10000 (dez mil) caracteres sem espaço cada. Para esta categoria exige-se ineditismo, não publicação sob qualquer meio (exceto feed do facebook).

5 – Para as categorias “contos breves”, os candidatos poderão enviar de 01 a 05 contos com no máximo 1400 (mil e quatrocentos) caracteres sem espaço cada. Para esta categoria exige-se ineditismo, não publicação sob qualquer meio (exceto feed do facebook).

– Formatação dos textos:

– Para a categoria livro completo e contos longos, indicar, na primeira página, “Prêmio LiteraCidade 2015-Prosa – Conto”, seguido de pseudônimo e título do original. Na segunda página, os títulos de todos os contos. Essas páginas não contarão no cômputo das páginas do original. Não esquecer de iniciar novo texto em nova página. Se o candidato enviar dois contos longos, favor colocar cada um num arquivo separado.

– Para as demais categorias, indicar, na primeira página, “Prêmio LiteraCidade 2015-Prosa conto”, seguido de pseudônimo e título do texto. Cada texto deve necessariamente vir em um arquivo diferente.

– Para todas as categorias os textos devem ser enviados em arquivo de word em A4, margens 2,0×2,0×2,0×2,0, fonte Arial ou Calibri, tamanho 12, entrelinhas 1,5, numerados e com o pseudônimo do autor no rodapé do arquivo.

  1. Inscrições até o dia 20 de novembro de 2015, 23:59 (hora de Brasília)

1 – Todas as inscrições serão recebidas unicamente por email. Escrever no assunto “PLC2015prosa” seguido de categoria e pseudônimo. Ex: “PLC2015conto-cat01-pseudonimo”. Unicamente para endereço: editoraliteracidade@uol.com.br.

2 – Todo o material da inscrição deve ser enviado num mesmo email por categoria juntamente com a ficha de inscrição, cópia do comprovante de depósito da taxa de inscrição. Autores que enviarem separadamente textos, inscrições e comprovantes, poderão ter seus trabalhos não avaliados.

3 – A ficha de inscrição (download aqui) tem que ser enviada em duas versões:
em word, apenas preenchida mas sem a assinatura do participante,
e em pdf ou jpg, totalmente preenchida e assinada.

4 – O mesmo procedimento para cada categoria que o autor se inscrever ou para cada inscrição que fizer;

5 – No ato da inscrição, os autores deverão ceder os direitos autorais dos textos para quaisquer produtos relativos a este certame, bem como se responsabiliza pela autoria dos textos inscritos e por quaisquer outras acusações que se fizerem sobre o mesmo, como racismo, xenofobia…

6 – No ato da inscrição, os autores dos livros completos se comprometem a não lançar o original sob qualquer meio e entende que em caso de premiação o livro somente poderá ser editado por outra casa editorial ou mesmo de forma independente após 3 (três) anos.

  1. Das inscrições: (Gratuitas) as taxas foram abolidas.
  2. 4.- Autores residentes fora do Brasil que não puderem efetuar os depósitos ou pagamento via cartão de crédito em reais, favor enviar email com assunto: PLC-taxa de autor fora do Brasil.

Premiação

Categoria 1 – Livro de completo de contos

1º Lugar: O original será publicado em livro em baixa tiragem dos quais o autor receberá 30 (trinta exemplares). Os volumes remanescentes serão remetidos para depósito legal, autores, periódicos e bibliotecas e os demais serão colocados à venda na livraria da editora, conforme contrato a ser assinado posteriormente.

2º Lugar: O original será publicado em livro em baixa tiragem dos quais o autor receberá 15 (quinze exemplares). Os volumes remanescentes serão remetidos para depósito legal, autores, periódicos e bibliotecas e os demais serão colocados à venda na livraria da editora, conforme contrato a ser assinado posteriormente.

3º Lugar: O original será publicado em livro em baixa tiragem dos quais o autor receberá 8 (oito exemplares). Os volumes remanescentes serão remetidos para depósito legal, autores, periódicos e bibliotecas e os demais serão colocados à venda na livraria da editora, conforme contrato a ser assinado posteriormente.

Menções (Tempestivamente poderão ser concedidas menções honrosas e menções especiais): Tempestivamente a editora avaliará a respeito da publicação desses originais. Devendo o autor não se comprometer com outra casa editorial até 90 dias após a divulgação do resultado.

* A Editora se reserva o direito de premiar a obra enviada fazendo cortes de textos ou mudando a ordenação dos mesmos, após diálogo com o autor a respeito das possíveis mudanças e cortes, é claro;
* Na capa, será impresso (ou colado em forma de adesivo) um selo com a indicação do prêmio;
* Dos exemplares colocados à venda, o autor não fará jus a direitos autorais, pois o mesmo liberou os direitos de publicação no ato da inscrição. Entretanto, poderá adquirir exemplares com de desconto. Maiores detalhes são especificados em contrato.

Categoria 2 – Conto longo (ou novela)

1º Lugar: O original será publicado em livro em baixa tiragem dos quais o autor receberá 15 (quinze exemplares). Os volumes remanescentes serão remetidos para depósito legal, autores, periódicos e bibliotecas e os demais serão colocados à venda na livraria da editora.
2º Lugar: O original será publicado em livro em baixa tiragem dos quais o autor receberá 10 (dez exemplares). Os volumes remanescentes serão remetidos para depósito legal, autores, periódicos e bibliotecas e os demais serão colocados à venda na livraria da editora.
3º Lugar: O original será publicado em livro em baixa tiragem dos quais o autor receberá 5 (cinco exemplares). Os volumes remanescentes serão remetidos para depósito legal, autores, periódicos e bibliotecas e os demais serão colocados à venda na livraria da editora.

Menções (Tempestivamente poderão ser concedidas menções honrosas e menções especiais): Tempestivamente a editora avaliará a respeito da publicação desses originais. Devendo o autor não se comprometer com outra casa editorial até 90 dias após a divulgação do resultado.

* A Editora se reserva o direito de publicar os contos premiados desta categoria em volumes separados ou todos num mesmo volume, conforme avaliação posterior;
* Na capa, será impresso (ou colado em forma de adesivo) um selo com a indicação do prêmio, caso sejam publicados livros individualmente. Caso todos fiquem num só volume, o título será relacionado ao certame;
* Dos exemplares colocados à venda, o autor não fará jus a direitos autorais, pois o mesmo liberou os direitos de publicação no ato da inscrição. Entretanto, poderá adquirir exemplares com de desconto. Maiores detalhes são especificados em contrato.

Categoria 3 – Textos avulsos (contos)

1º Lugar: Certificado. Publicação do texto (conto) no livro “Prêmio Literacidade 2015 prosa – contos”, dos quais o autor receberá 05 (cinco) exemplares.
2º Lugar: Certificado. Publicação do conto no livro “Prêmio Literacidade 2015 prosa – contos”, dos quais o autor receberá 03 (três) exemplares.
3º Lugar: Certificado. Publicação do conto no livro “Prêmio Literacidade 2015 prosa – contos”, dos quais o autor receberá 02 (dois) exemplares.

Menções honrosas (serão concedidas menções honrosas em quantidade definida conforme a qualidade dos trabalhos enviados): Certificado digital em jpg. Publicação do conto no livro “Prêmio Literacidade 2015 prosa – contos”, dos quais o autor 01 (um) exemplar.

Menções especiais (serão concedidas menções honrosas em quantidade definida conforme a qualidade dos trabalhos enviados): Certificado digital em jpg. Publicação do conto no livro “Prêmio Literacidade 2015 prosa – contos”, dos quais o autor 01 (um) exemplar.

* Exemplares remanescentes serão disponibilizados na livraria virtual da editora. Os autores participantes não receberão comissão de venda, mas terão descontos conforme a quantidade de exemplares sob o valor de capa da publicação.

Categoria 4 – Contos Breves

1º Lugar: Certificado. Publicação do texto (conto) no livro “Prêmio Literacidade 2015 prosa – contos breves”, dos quais o autor receberá 05 (cinco) exemplares.
2º Lugar: Certificado. Publicação do conto no livro “Prêmio Literacidade 2015 prosa – contos breves”, dos quais o autor receberá 03 (três) exemplares.
3º Lugar: Certificado. Publicação do conto no livro “Prêmio Literacidade 2015 prosa – contos breves”, dos quais o autor receberá 02 (dois) exemplares.

Menções honrosas (serão concedidas menções honrosas em quantidade definida conforme a qualidade dos trabalhos enviados): Certificado. Publicação do texto (conto) no livro “Prêmio Literacidade 2015 prosa – contos breves”, dos quais o autor 01 (um) exemplar.
Menções especiais (serão concedidas menções honrosas em quantidade definida conforme a qualidade dos trabalhos enviados): Certificado. Publicação do texto (conto) no livro “Prêmio Literacidade 2015 prosa – contos breves”, dos quais o autor terá direito 01 (um) exemplar.
* Exemplares remanescentes serão disponibilizados na livraria virtual da editora. Os autores participantes não receberão comissão de venda, mas terão descontos conforme a quantidade de exemplares sob o valor de capa da publicação.

Observações gerais:

* A Editora poderá publicar contos e contos breves em mesmo volume ou em volumes separados;
* Antes das publicações os autores poderão receber provas de páginas em *.pdf para retificações necessárias;
* Os prefácios dos livros das categorias 1 e 2 poderão ser sugeridos pelos autores outorgados;
* Todos os livros terão ficha catalográfica, registro de ISBN e envio de depósito legal para a Biblioteca Nacional;
* Não haverá convite para publicação cooperativada para os livros objeto deste concurso.
* A comissão julgadora será formada por pessoas com reconhecida competência na área e seus nomes serão informados junto com o resultado do certame.
* O resultado será divulgado no blog: premioliteracidade.wordpress.com e no site da editora: http://www.literacidade.com.br, entre 90 e 120 dias após o término das inscrições.
*  Informações somente pelo email: editoraliteracidade@uol.com.br. Favor indicar no título: plc2015contos – dúvidas, para ser respondido mais rapidamente em relação às confirmações de inscrições. [algumas pessoas estão reclamando que as respostas aqui na página demoraram demais, mas as dúvidas devem ser enviadas para o email]
* Os casos omissões serão resolvidos oportunamente pela comissão organizadora ou pela comissão julgadora, ou por ambas, conforme o caso.
* A editora custeará a postagem apenas o envio dos exemplares dos classificados entre 1º e 3º. Todos os demais completados deverão custear a postagem de seu exemplar.
* Os exemplares serão enviados para o endereço indicado na ficha de inscrição. Entretanto em caso de devolução por qualquer motivo, a nova remessa será por conta do autor ou solicitada novamente conforme o caso.
* As inscrições recebidas serão confirmadas por email em até uma semana, sete dias úteis, após o envio.
* As inscrições poderão ser prorrogadas a critério da editora conforme demanda tempestivamente recebida.

Belém, 17 de setembro de 2015.

Editora Literacidade

Veja aqui a lista de livros que já foram publicados referentes às edições anteriores deste prêmio.

Anúncios

44 pensamentos sobre “Prêmio Literacidade Prosa 2015 Contos

  1. Pingback: 20 Concursos literários abertos! | ♥ Petit Trianon ♥

  2. Pingback: 20 Concursos literário abertos! | ♥ Petit Trianon ♥

  3. Olá!
    Pelo que li, caso o conto seja selecionado, ele não poderá ser publicado durante os 3 anos seguintes. Isso inclui publicação em sites de forma avulsa, ou a restrição aplica-se apenas para o formato de livro?
    Obrigado

  4. Olá. Registrei meu livro ISBN e imprimi em gráfica rápida independente de qualquer editora, não comercializei e nem divulguei textos em nenhum meio de comunicação. Posso participar?

  5. No caso de participação em duas categorias, devo enviar dois emails separados? E, se sim, posso enviar a mesma ficha de inscrição?
    Ex.: Contos Longos e Livro Completo de Contos (onde os dois contos longos pertencem ao meu Livro Completo de Contos).

  6. Olá. Gostaria de saber se na categoria “Livro completo de Contos” os contos tem limite de caracteres e se, obrigatoriamente, devem ter relação entre si.

  7. Olá! Parabéns pela iniciativa. Minha dúvida é em relação a ficha de inscrição que solicita pseudônimo e nome literário. É isto mesmo? Grata. Abraço.

  8. A interdição de publicação por outra editora é válida apenas para o Brasil ou abrange igualmente editoras de outros países de língua portuguesa?

  9. Outra dúvida: caso eu tire cinco contos do meu livro completo de contos, há a possibilidade de eu ser selecionado em ambas as categorias (livro completo e contos avulsos)?

  10. Boa noite,
    gostaria de saber se o nome do autor/ou pseudônimo, deve estar no início do texto ou só no rodapé da página. É que há as duas orientações.

    • Obrigado por escrever. Ontem nos demos conta disso, mas o erro já foi corrigido. O link da ficha já está em “download aqui”. Um abraço,

  11. Olá queridos! Parabéns por mais esse grande desafio! Gostaria de saber se na categoria “livro de contos” há um padrão estabelecido do tamanho dos contos que fazem parte da obra. Tenho contos curtos (com cerca de 400 caracteres) a contos maiores (com mais de 2000). Há um padrão mínimo ou máximo?
    Obrigada, Sabrina Dalbelo

  12. Pingback: PLC 2015 prosa contos | Editora Literacidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s